Estudos do software: diferenças entre revisões

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Os Estudos do Software, ou [[Estudos Culturais do Software]], são um campo da pesquisa acadêmica que estuda os softwares, seus sistemas e seus efeitos culturais.
Os Estudos do Software (Software Studies), ou [[Estudos Culturais do Software]], são um campo da pesquisa acadêmica que estuda os softwares, seus sistemas e seus efeitos culturais.




==Sobre==
==Sobre==


Os Estudos Culturais do Software pertencem a uma área temática interdisciplinar, aproximando a concepção do software como um artefato técnico com a área das humanidades e das Ciências Sociais, tais como Processos Comunicacionais do Software, História do Software, Crítica de software arte, sociologia do software e as aproximações entre os estudos culturais e o software.
Os Estudos do Software pertencem a uma área temática interdisciplinar, aproximando a concepção do software como um artefato técnico com a área das humanidades e das Ciências Sociais, tais como Processos Comunicacionais do Software, História do Software, Crítica de software arte, sociologia do software e as aproximações entre os estudos culturais e o software.




O Estudo Cultural do Software é um campo emergente na área acadêmica e cultural. As referências teóricas, institucionais e bibliográficas sobre o tema ainda são bastante recentes e o livro mais atual sobre o tema é a coletânea de artigos organizados por Matthew Fuller denominado "Software Studies: a Lexicon",<ref name="Fuller, 2008">{{cite book | last = Fuller | first = Matthew | title = Software Studies: a lexicon | date = 2008 | publisher = The MIT Press | url = http://mitpress.mit.edu/catalog/item/default.asp?ttype=2&tid=11476}}</ref>, o primeiro grupo de estudos acadêmicos é o "Software Studies Initiative" na University of California San Diego - UCSD<ref>[http://lab.softwarestudies.com Software Studies Initiative @ UCSD] official website</ref>, dirigido por [[Lev Manovich]] e Noah Wardrip-Fruin e as primeiras conferências sobre o tema foram o Software Studies Workshop 2006 e SoftWhere 2008.<ref>[http://pzwart.wdka.hro.nl/mdr/Seminars2/softstudworkshop Software Studies Workshop] Rotterdam 2006 website</ref><ref>[http://workshop.softwarestudies.com SoftWhere: Software Studies Workshop] San Diego 2008 website</ref>
O Estudo do Software é um campo emergente na área acadêmica e cultural. As referências teóricas, institucionais e bibliográficas sobre o tema ainda são bastante recentes e o livro mais atual sobre o tema é a coletânea de artigos organizados por Matthew Fuller denominado "Software Studies: a Lexicon",<ref name="Fuller, 2008">{{cite book | last = Fuller | first = Matthew | title = Software Studies: a lexicon | date = 2008 | publisher = The MIT Press | url = http://mitpress.mit.edu/catalog/item/default.asp?ttype=2&tid=11476}}</ref>, o primeiro grupo de estudos acadêmicos é o "Software Studies Initiative" na University of California San Diego - UCSD<ref>[http://lab.softwarestudies.com Software Studies Initiative @ UCSD] official website</ref>, dirigido por [[Lev Manovich]] e Noah Wardrip-Fruin e as primeiras conferências sobre o tema foram o Software Studies Workshop 2006 e SoftWhere 2008.<ref>[http://pzwart.wdka.hro.nl/mdr/Seminars2/softstudworkshop Software Studies Workshop] Rotterdam 2006 website</ref><ref>[http://workshop.softwarestudies.com SoftWhere: Software Studies Workshop] San Diego 2008 website</ref>


Os objetivos dos Estudos Culturais do Software são quase sempre diferenciados dos da área da [[Ciência da Computação]] e da [[Engenharia de Software]], que se preocupam inicialmente com o software aplicado à teoria da informação e com as aplicações práticas do software. Esses campos enfatizam a aprendizagem computacional, particularmente nas áreas de programação e codificação. Essa ênfase em analisar as fontes dos softwares e os seus processos (em vez de analisar simplesmente a interface) geralmente distingue os Estudos Culturais do Software dos estudos acadêmicos ligados às [[novas mídias]], que estão geralmente presos e restritos às discussões sobre as interfaces e os efeitos observáveis gerados pelo computador.
Os objetivos dos Estudos do Software são quase sempre diferenciados dos da área da [[Ciência da Computação]] e da [[Engenharia de Software]], que se preocupam inicialmente com o software aplicado à teoria da informação e com as aplicações práticas do software. Esses campos enfatizam a aprendizagem computacional, particularmente nas áreas de programação e codificação. Essa ênfase em analisar as fontes dos softwares e os seus processos (em vez de analisar simplesmente a interface) geralmente distingue os Estudos Culturais do Software dos estudos acadêmicos ligados às [[novas mídias]], que estão geralmente presos e restritos às discussões sobre as interfaces e os efeitos observáveis gerados pelo computador.


==Exemplos==
==Exemplos==
Um exemplo da inserção dos estudos culturais do software na análise do código fonte é o Manifesto de Mark Marino "Critical Code Studies".<ref>{{Citation | last = Marino | first = Mark | title = Critical Code Studies | journal = Electronic Book Review | date = [[2006-12-04]] | year = 2006 | url = http://www.electronicbookreview.com/thread/electropoetics/codology}}</ref> Os Estudos Culturais do Software podem analisar não só os tópicos ligados à leitura do código, mas também a escrita de códigos de programação. Um exemplo aprofundado dessa análise é o livro Expressive Processing de Noah Wardrip-Fruin<ref>"{{cite book | last = Wardrip-Fruin | first = Noah | title = Expressive Processing | date = 2009 | publisher = The MIT Press}}</ref>, dedicado aos estudos culturais do software e que utilizou pela primeira vez um sistema de peer review experimental conduzido completamente on-line, através de um sistema de comentários em um blog desenvolvido pelo Instituto para o Futuro do Livro (Institute for the Future of the Book)<ref>{{Citation | last = Young | first = Jeffrey R. | title = Blog Comments vs. Peer Review: Which Way Makes a Book Better? | journal = The Chronicle of Higher Education | volume = 54 | número = 21 | páginas = A20 | location = Washington D.C. | date = [[2008-02-01]] | year = 2008 | url = http://chronicle.com/free/v54/i21/21a02001.htm}}</ref>.
Um exemplo da inserção dos estudos do software na análise do código fonte é o Manifesto de Mark Marino "Critical Code Studies".<ref>{{Citation | last = Marino | first = Mark | title = Critical Code Studies | journal = Electronic Book Review | date = [[2006-12-04]] | year = 2006 | url = http://www.electronicbookreview.com/thread/electropoetics/codology}}</ref> Os Estudos Culturais do Software podem analisar não só os tópicos ligados à leitura do código, mas também a escrita de códigos de programação. Um exemplo aprofundado dessa análise é o livro Expressive Processing de Noah Wardrip-Fruin<ref>"{{cite book | last = Wardrip-Fruin | first = Noah | title = Expressive Processing | date = 2009 | publisher = The MIT Press}}</ref>, dedicado aos estudos culturais do software e que utilizou pela primeira vez um sistema de peer review experimental conduzido completamente on-line, através de um sistema de comentários em um blog desenvolvido pelo Instituto para o Futuro do Livro (Institute for the Future of the Book)<ref>{{Citation | last = Young | first = Jeffrey R. | title = Blog Comments vs. Peer Review: Which Way Makes a Book Better? | journal = The Chronicle of Higher Education | volume = 54 | número = 21 | páginas = A20 | location = Washington D.C. | date = [[2008-02-01]] | year = 2008 | url = http://chronicle.com/free/v54/i21/21a02001.htm}}</ref>.





Revisão das 06h07min de 19 de maio de 2008

Os Estudos do Software (Software Studies), ou Estudos Culturais do Software, são um campo da pesquisa acadêmica que estuda os softwares, seus sistemas e seus efeitos culturais.


Sobre

Os Estudos do Software pertencem a uma área temática interdisciplinar, aproximando a concepção do software como um artefato técnico com a área das humanidades e das Ciências Sociais, tais como Processos Comunicacionais do Software, História do Software, Crítica de software arte, sociologia do software e as aproximações entre os estudos culturais e o software.


O Estudo do Software é um campo emergente na área acadêmica e cultural. As referências teóricas, institucionais e bibliográficas sobre o tema ainda são bastante recentes e o livro mais atual sobre o tema é a coletânea de artigos organizados por Matthew Fuller denominado "Software Studies: a Lexicon",[1], o primeiro grupo de estudos acadêmicos é o "Software Studies Initiative" na University of California San Diego - UCSD[2], dirigido por Lev Manovich e Noah Wardrip-Fruin e as primeiras conferências sobre o tema foram o Software Studies Workshop 2006 e SoftWhere 2008.[3][4]

Os objetivos dos Estudos do Software são quase sempre diferenciados dos da área da Ciência da Computação e da Engenharia de Software, que se preocupam inicialmente com o software aplicado à teoria da informação e com as aplicações práticas do software. Esses campos enfatizam a aprendizagem computacional, particularmente nas áreas de programação e codificação. Essa ênfase em analisar as fontes dos softwares e os seus processos (em vez de analisar simplesmente a interface) geralmente distingue os Estudos Culturais do Software dos estudos acadêmicos ligados às novas mídias, que estão geralmente presos e restritos às discussões sobre as interfaces e os efeitos observáveis gerados pelo computador.

Exemplos

Um exemplo da inserção dos estudos do software na análise do código fonte é o Manifesto de Mark Marino "Critical Code Studies".[5] Os Estudos Culturais do Software podem analisar não só os tópicos ligados à leitura do código, mas também a escrita de códigos de programação. Um exemplo aprofundado dessa análise é o livro Expressive Processing de Noah Wardrip-Fruin[6], dedicado aos estudos culturais do software e que utilizou pela primeira vez um sistema de peer review experimental conduzido completamente on-line, através de um sistema de comentários em um blog desenvolvido pelo Instituto para o Futuro do Livro (Institute for the Future of the Book)[7].


Referências

  1. Fuller, Matthew (2008). Software Studies: a lexicon. [S.l.]: The MIT Press 
  2. Software Studies Initiative @ UCSD official website
  3. Software Studies Workshop Rotterdam 2006 website
  4. SoftWhere: Software Studies Workshop San Diego 2008 website
  5. Marino, Mark (2006-12-04), «Critical Code Studies», Electronic Book Review 
  6. "Wardrip-Fruin, Noah (2009). Expressive Processing. [S.l.]: The MIT Press 
  7. Young, Jeffrey R. (2008-02-01), «Blog Comments vs. Peer Review: Which Way Makes a Book Better?», Washington D.C., The Chronicle of Higher Education, 54 (21): A20 

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